6 pautas “bomba” nos grupos de condomínio

Com a popularização da Internet e das redes sociais, é natural que grande parte da convivência entre vizinhos tenha se transferido para o ambiente digital.

A agilidade na comunicação e maior integração entre os moradores hoje foi sem a menor dúvida propiciada pela Internet, mas…por outro houve também um considerável aumento n número de ¨polêmicas¨ e atritos via mensagens que, por vezes, ultrapassam um pouco o limite do razoável na agressividade.

O aplicativo de conversação instantânea Whatsapp é atualmente o principal meio de contato entre moradores, os quais se reúnem nos famosos “grupos de condomínio”. Ali geralmente são postados fotos, vídeos, áudios, contento entre outros assuntos: avisos gerais, anúncios de vendas e, conforme esperando, reclamações.

Qual o papel do síndico nesses ambientes virtuais? Primeiramente, é preciso levar em conta que se trata de um meio extra-oficial, O síndico deve estimular os moradores a oficializarem suas queixas pelos meios adequados, seja via livro de ocorrências ou pautando tópico em assembleias do condomínio.

O segundo ponto é tentar balizar as discussões de uma maneira resolutiva: não adianta ficar trocando acusações ou insulto bi grupo, é preciso identificar a queixa, buscar o responsável e negociar uma compensação ou penalidade.

Confira os 6 tópicos quentes que sempre estão presentes nos grupos de  condomínio:

  1. Barulho– As queixas por excesso de ruído sempre existiram, mas agora os moradores ganharam mais recursos para registrar os fatos. Então munidos de áudios e vídeos, frequentemente condôminos expõem nos grupos o barulho que estão escutando de suas residências, cobrando providências.
  2. Sujeira de pets – A fotografia e o vídeo também servem para registrar e denunciar a apresentação de cocô e xixi de pets em locais inadequados. Quando possível identificar o responsável, tais provas podem servir para a aplicação de multas devida ao tutor.
  3. Segurança– Reclamações sobre ¨quem está permitindo entrada de entregadores também costumam constar na pauta dos grupos. Tais queixas são legítimas, pois a conduta negligente de alguns pode prejudicar todo o condomínio.
  4. Manutenção– Nesse quesito é o síndico que vem a ser cobrado. Os morados identificar que algum equipamento do prédio não está funcionando adequadamente e vem a público expor o problema.
  5. Cobrança– Estes é um ponto delicado. Embora a inadimplência seja um desafio que dificulta e muito a gestão em muitos condomínios, o síndico não pode jamais expor o nome dos devedores publicamente, pois estará cometendo cobrança vexatória, o que é legal.
  6. Garagem –A disputa por vagas é motivos de conflitos em muitos condomínios, principalmente aqueles em que há garagem rotativa. Para solucionar, a Convenção deve dispor das regras para rodízio de vagas, aqueles que não as cumprem serão advertidos e multados.

 

 

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